domingo, 6 de abril de 2008

MINAS GERAIS CIDADES HISTÓRICAS: CONGONHAS DO CAMPO REPOUSO DOS PROFETAS


Após ter explorado minunciosamente as cidades de Mariana e Ouro Preto o roteiro de volta a São Paulo incluía a cidade de Congonhas do Campo. Ao chegarmos nesta cidade observamos logo de início que ela não apresenta os mesmos aspectos imponentes das outras que conhecemos, esta se apresentou com uma arquitetura menos privilegiada, e já corrompida grosseiramente pelas construções desordenadas de aspecto mais mesquinhos porem no alto de uma colina reconhecemos imediatamente o traço da grandeza que a cidade guarda de forma imponente.
No patio central da igreja de Matozinhos erguem-se doze grandes profetas bíblicos esculpidos em pedras sabão pelo genial escultor Francisco Manoel Lisboa e abaixo deles podemos ver vários mausoléus que guardavam também esculturas de madeira em tamanho natural sobre as principais cenas da paixão de cristo denominado via sacra.
Todas estas peças artísticas carregam uma expressão trágica que impressionam o espectador pelo movimento e sentimento deixado nos traços, fotografamos tudo que podemos pois nosso tempo ali foi muito curto não excedendo a duas horas pelo motorista de nosso ônibus, após nossas refeições partimos de volta para São Paulo...
Minas Gerais marcou de forma muito significativa as impressões sobre a história do meu país, foi ali que eu me encontrei dentro das gravuras de Debret e Rugendas, pois as obras destes celebres artistas retrataram bem o exótico e o píctoresco do verdadeiro e desconhecido gigante chamado Brasil!
Mariana, Ouro Preto e Congonhas do Campo marcaram de uma forma bastante realista as minhas convicções a respeito da arte, cultura e religião dentro do meu país em meados do século XVII, por estas cidades passaram artistas europeus famosos e no roteiro de SPIX e MARTIUS estas localidades também registradas em suas obras.
Com certeza voltarei nessas regiões numa outra oportunidade para completar as minhas impressões de viagens por lugares históricos relacionados ao meu oficio de professor!