sábado, 8 de março de 2008

ILHA DE CAPRI - O TESOURO DE TIBÉRIO



Por: Marcos.T.R.Almeida

" A maior pérola da Itália sobre as águas do mar Tirreno que se conhece..."
(ditado popular próximo a região)

Quando o assunto é sobre lugares exóticos é pictorescos a Itália pode se destacar com muita facilidade para os turistas afortunados que percorrem essas paragens abrindo mãos de suas fortunas ou mesmo para nós meros curiosos e pesquisadores do assunto.
Num país onde se oferece uma variedade inesgotável de lugares luxuriosos para se conhecer, a Itália ganha grande mérito pelo seu passado histórico, pela sua riqueza e pela cultura e também por se localizar geograficamente de forma privilegiada banhada pelo mar mediterrâneo.
Inúmeras ilhas se destacam como verdadeiros paraísos rochosos contornados pelas águas límpidas do mar, mas uma em especial merece a nossa atenção...
Trata-se da famosa e píctoresca ilha de Capri que seduziu pessoas de todas as nacionalidades, viajantes, homens de letras, artistas, pintores, boêmios, dandy's e imperadores ilustres de grandioso poder político e poder econômico . Neste recanto paradisíaco que enche o nossos olhos de uma beleza absoluta, a Ilha de Capri é um roteiro obrigatório para quem visita a Itália em busca de emoções mas fortes...
Já na antiguidade clássica, o imperador Augusto passou por ali é vislumbrado, se mostrou logo interessado em fazer daquela ilha uma habitação divina repleta de remanescentes da arte helênica por excelência!
O recanto de Capri conta ainda com uma vizinhança geográfica bastante interessante, numa distancia não muito grande ficam em destaque as cidades de Napolês e as ruínas Pompeia é acima delas o monte Vesúvio, vulcão causador de umas das maiores tragedias da antiguidade de que se tem registro.
A ilha de Capri é o recanto dos afortunados e isso se faz notar pelas belas é majestosas manções e casas ali construídas ao longo dos séculos, mas entre essas propriedades nenhuma foi tão exuberante quanto palácio imperial de Tibério, hoje já em ruínas .Tibério sentiu ainda com mais intensidade o arrebatamento absoluto pela ilha e tomado desse misterioso fascínio pela beleza estrema passou a residir na ilha por mais de onze anos o seu reinado. Foi ele quem articulou de uma forma decisiva o desenvolvimento material, através de aberturas de caminhos e construções de algumas vilas.

O palácio para sua morada ganhou um destaque especial (A Vila Jovis) onde até os dias de hoje ainda restam vestígios em ruínas, mas de um valor ainda imenso para compreensão daquela época.
No ano de 79 d.C. sobre os auspícios do governo de Tito, ocorreu a grande tragedia da erupção do Vesúvio que sepultou sobre suas cinzas é lavas as cidades de Pompeia é Herculano, as consequências deste grande evento de uma proporção catastrófica de uma certa forma afetou também a ilha que vertiginosamente foi coberta por espessas camadas de cinzas vulcânicas, não comprometendo porem de forma trágica a vida de seus poucos habitantes.
A ilha se divide em duas partes distintas, Capri é Ana Capri e é considerada uns do locais de maior fluxos de turistas de toda Itália e do mundo.
A formação geológica da ilha se apresenta muito semelhante as ilhas da Grécia antiga e esse aspecto exótico faz dela um cenário ideal para a fantasia, a lenda e aventura .Os movimentos de pessoas é intenso em temporadas de calor e adentram pelos labirintos, vielas e ruas estreitas, calçadas de pedras ou ornamentos de artes, assim como jardins paradisíacos repletos de flores coloridas é de vegetação tipica do lugar.
Em Ana Capri se destacam pequenos barrios charmosos como: Paradiso, Caprile, Catena, Damecuta, Linaro Artimo, entre outros, todos esses bem ornamentados oferecendo grandes deleites aos visitantes.Já o outro lado, Capri se destacam: Cezina, Moneta, Matermania, e o Capo, Capo de Monte, etc.
È exatamente no extremo de Capri em um ponto estratégico e muito bem privilegiado que se foi construído o palácio do Tibério, ali segundo relatos, se ergueram altares e templos em louvor as divindades de: Júpiter, Apollo, Netuno, Marte, Mercúrio, Vulcano, Vênus, Minerva, Diana entre outras!Esta parte da ilha nos leva a importantíssimos lugares de valores históricos, arqueológicos é geológicos.

O panorama absolutamente pictoresco e reconfortante e exótico desta parte da ilha enriquece a imagem nobre e grandiosa do grande imperador que poderia passar horas a contemplar as transparências naturais das águas marinhas de cor azul celeste.
As ruínas deste palácio e alguns relatos de épocas nos faz imaginar como deveria ser tudo aquilo em plena conservação sem ter sofrido as intempestivas do tempo que tudo destrói.
A rumores de que Tibério tinha seus vícios, e ali ele também extravasava todas suas luxúrias e orgias e banquetes com gente jovem trazidas ali para seu bem prazer, mesmo velho, aproximou-se da juventude de uma tal forma que segundo esses mesmo rumores, eram garotões (faunos) e garotinhas (ninfas) para nadarem em sua piscina, passearem nus pelos elegantes jardins e participarem de seus banhos em suas termas construídas ali com essa finalidade, seus "peixinhos" completavam desta forma tudo que a nossa imaginação puder comportar, sendo que esses rumores partiam de acusações de seus inimigos que numa inveja desmedida do imperador, em muitos casos aumentavam desmesuradamente criando assim uma imagem extravagante para um imperador.
Outra argumentação que poderia reforçar esta tese é que Tibério era tio avô de alguém nada menos que Calígula que deixou marcado definitivamente o maior rasto de depravações sexuais que comportou todo o império romano em sua história!
Os mesmos rumores e acusações refazem o mito de "imperador cruel", quando os pais de meninas jovens e bonitas se recusavam a liberar as suas filhas para essas temporadas dedicadas a Bacchus, Eros e Vênus, como prisioneiros do Estado maior romano poderiam ser precipitados abismo abaixo num lugar chamado de "O salto de Tibério" onde a vítima no momento de sua morte, talvez pudesse seu conformar morrendo num lugar tão lindo dando queda livre em mais de 300 metros de altura indo mergulhar no azul celeste do mar de Tirreno...
"Capréia" também era um nome popular e conhecido para se referir a este lado mais exótico da ilha onde o panorama e os explendores supremos da natureza poderiam facilmente encobrir qualquer ato ocorrido por ali.

E bem provável que muitos rumores contra o imperador não passassem de boatos grosseiros contra o eminente epícurista filho de Baco e Priapo, mas em uma frase sua recolhida de suas memorias o imperador confessou de forma bem discreta seus anseios licenciosos:
"Uma ninfeta é a totalidade de tudo que pode ser desejado!"
Atualmente os turistas que passam por Capri, raramente se lembraram de qualquer rumor monstruoso que possa por ventura ter ocorrido por ali, pois o prodigioso ambiente de uma beleza sem fim não os deixaria cair nessa especulações baratas de detráctores mal intencionados.
A paisagem ideal para um pintor imortalizar em uma tela a óleo tem um efeito bem positivo e o privilegiado individuo que por ali passar compreendera que o imperador Tibério tinha um caráter admirável e era muito estimado, homem forte, mesmo aos seus 79 anos ainda gozava de boa saúde, discernimento de ideias e um vigor invejável.
Solitário, o imperador porem terminou seus dias cansado da canalha humana, da corrupção, da podridão que carcomia o coração político e social de Roma, antes do imperador edificar morada em Capri costumava chamar-se de "Porqueiro, porque sempre viveu rodeados de porcos", mas em Capri estava sua indenização merecida.
O ponto mais alto da ilha é o monte Solaro com aproximadamente 589 metros, tem para os poucos homens que la subiram a dramática imponência do lugar como mais exótico em toda sua extensão em se tratando em paisagens naturais.
A ilha ainda esconde obras de artes de todas as épocas desde sua ocupação humana quase perdida no tempo se estendendo nos dias de hoje a riquíssimos chalés, pousadas, hotéis, restaurantes onde o que manda por la é o charme e a elegância dos que realmente sabem viver a vida e gastar seu dinheiro.
A "ilha mais linda do mundo" oferece aos turistas passeios bem exitantes em embarcações bastantes seguras donde guias bem treinados e conhecedores da história de Capri revelam seus tesouros perdidos no tempo, um dos principais pontos de atração é a Marina grande onde lanchas, barcos e até mesmo iates podem ser alugados para o píctoresco passeio.

Cercada por centenas de grottas a ilha também se valoriza por esses detalhes onde algumas delas receberam nomes bem extravagantes devido a suas localizações nos limites da ilha para o grande mar, a saber: grotta de Tibério, grotta Bianca, grotta Matermania, grotta Massullo, grotta Dercoralli, grotta da Forca, grota Obscura, grotta Rossa, grota Champagne, grotta Lannarelia, grotta Notteblu, grotta Ricotta, grotta del Bove Marino, entre muitas outras aqui não citadas, dão ao longo contorno da ilha desde Capri até Ana Capri, num inesgotável cenário de idílica beleza para onde quer que se olhe.
Além das grottas que existem na ilha de Capri muitas grutas terrestres e pequenas praias enfeitadas com muitas pedras desgastadas por erosão eólica e outras intempestivas do tempo, dando em cada recanto o aspecto da beleza mundana, efêmera, mas comovente, real, com suas ricas residências para famosas estações de verão e primavera onde fervilha gente todo momento!
A ilha de Capri é para mim ainda um dos mais caros sonhos que assolam sem piedade o meu modo de ver e sentir as coisas deste mundo .O exótico e o píctoresco sempre me atraiu, este vigor descomunal de onde emerge tanta beleza natural não poderia passar desapercebido por mim, ainda que eu nunca tenha pisado em Capri, ainda assim, deposito nesta paisagem minha mais alta aposta de que nunca uma ilha como esta possa decepcionar algum visitante ou turista bem mais aventurado do que eu mesmo!A ilha de Capri é para mim aquele lugar paradisíaco onde tudo de bom pode acontecer ao bem prazer de quem nesta existência tiver a oportunidade de conhecer, imagino como deve ser belo um por do sol visto de Capri a vida boêmia, alguma agitação de uma balada noturna, a luxúria a toda prova, o nascer do sol, o despertar de mais um dia ouvindo o eterno queixume do mar com suas ondas revoltas se arrebentando nas pedras tudo isso poderia ser tema para o mais belo poema.